Guedes fala em fusão entre Banco do Brasil e Bank of America

Publicado em: 21/05/2019
Guedes fala em fusão entre Banco do Brasil e Bank of America

    Em discurso em Dallas, na quinta-feira (16/5), o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou em fazer uma fusão entre Banco do Brasil e Bank of America aos moldes do que “já fizemos entre a Embraer e Boeing”.

    “Vamos procurar fazer uma fusão entre o Banco do Brasil e o Bank of America. São bancos bons para empréstimos agrícolas. Já fizemos uma nova relação entre a Embraer e Boeing. Vamos construir empresas transnacionais. Vamos ultrapassar as nossas fronteiras na procura de melhores oportunidades econômicas”, disse o ministro. Para o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco Brasil (CEBB), Wagner Nascimento, o que o ministro da Economia considera ser um problema é, na verdade, o trunfo do governo. “Se os bancos privados se negam a cumprir seu papel social de contribuir com o desenvolvimento em todas as regiões e setores econômicos do país, os bancos públicos podem fazê-lo”, disse.

    Guedes disse ainda que esteve ao lado de Bolsonaro durante encontro com o CEO da petrolífera Exxon Mobil, Darren Woods, e prometeu a abertura do mercado de petróleo no Brasil, com o fim do monopólio de exploração da Petrobras. “Na segunda parte do ano falaremos sobre voltar a crescer, quebrando o monopólio da exploração de gás e petróleo e também na distribuição”, disse.

    O governo Bolsonaro pretende entregar todas nossas riquezas e empresas públicas para as multinacionais, em especial as sediadas  nos  Estados  Unidos”, destacou a  presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.