Hoje é dia de plenária presencial e assembleia virtual

Publicado em: 04/09/2024
Hoje é dia de plenária presencial e assembleia virtual

Hoje, às 18h, acontecerá uma plenária na sede do sindicato, para falar sobre as propostas da Fenaban, BB e Caixa. Em seguida, das 20h desta quarta-feira (4) até às 20h dessa quinta-feira (5), acontecerá a votação no formato virtual, pela plataforma votabem. Todos bancários e bancárias, sindicalizados ou não, podem e devem participar.

O comando e o SindBancários Petrópolis orientam o voto SIM.

Propostas em votação

A proposta dos bancos para a renovação da CCT da categoria prevê novidades em dez temas sociais que ampliam a convenção em cerca de 50 novas cláusulas, além de aumento real nos salários e nas demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e na participação nos lucros e resultados (PLR). (leia mais sobre a proposta para a CCT)

A proposta do Banco do Brasil para a renovação do ACT prevê avanços em pelo menos 12 pontos do acordo coletivo dos funcionários, dentre eles nova regra da PLR com limite de sete salários por ano; abertura de quatro mil vagas de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas; ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito e o compromisso, por parte do banco, de manter a gratificação do Caixa até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo esta gratificação. (leia mais sobre a proposta do BB)

A proposta da Caixa para a renovação do ACT demorou mais tempo para ser finalizada, mas também trouxe inúmeros outros avanços, como a possibilidade de incorporação da gratificação de função, Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), porte de agência e do Adicional Pessoal Provisório de Adequação, via acordo na Comissão de Conciliação Voluntária (CCV); retorno da nomeação efetiva de novos caixas e tesoureiros, com o fim da designação de função por minuto; a discussão sobre o fim do teto de gastos do banco com a saúde do quadro de pessoal e extensão aos contratados depois de 2018 do direito de manutenção do plano do Saúde Caixa após a aposentadoria; e o debate sobre o equacionamento dos déficits, o contencioso e outras questões da Funcef. (leia mais sobre a proposta da Caixa)

Lives sobre as propostas

No dia de ontem, a Contraf e a Federa-RJ realizaram duas lives esclarecendo as propostas apresentadas e os vídeos estão disponíveis no nosso site.

Também estão disponíveis em nosso site, as redações da CCT Geral, CCT da PLR, ACT específico da Caixa e ACT específico do BB junto com sua clausula de proteção contra demissão.