HOJE É DIA DO BANCÁRIO, PARABÉNS!

Publicado em: 28/08/2019
HOJE É DIA DO BANCÁRIO, PARABÉNS!

No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida.


Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria.


O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.


A greve de 1951 também fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país. Assim, também é indiscutível a importância da greve para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas.


Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese nasceu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.


Além das conquistas da categoria, ao longo da história brasileira, a organização dos bancários foi fundamental nas lutas em defesa da democracia, contra o autoritarismo e na construção de um país mais justo e igualitário.