Hoje é Dia Nacional de Mobilização

Publicado em: 12/11/2013
Hoje é Dia Nacional de Mobilização

Hoje (12/11), a CUT e as demais centrais sindicais realizam o Dia Nacional de Mobilização para reivindicar o fim do Fator Previdenciário e a imediata correção da tabela de Imposto de Renda.


Na cidade do Rio de Janeiro, o ato será na Rua Pedro Lessa, 36, sede do INSS, às 15 horas e contará com a presença do presidente nacional da CUT, o bancário Vagner de Freitas. O SindBancários Petrópolis também participa desse momento com os diretores, Geraldo Luiz de Oliveira e Jorge Papoula.


O Fator Previdenciário é mais uma das decisões do governo FHC que prejudica a classe trabalhadora, em especial, os que começam a trabalhar mais cedo. A fórmula matemática criada no governo FHC serve apenas para reduzir o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos de idade (homens) e 60 anos  (mulheres).


A tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é um instrumento de justiça fiscal. A tributação cresce conforme a renda do contribuinte. Porém, quando a tabela não é corrigida, as distorções pesam, principalmente, no bolso dos trabalhadores.


No último dia 21 de agosto, a CUT e as demais centrais se reuniram com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para discutir o fim do fator. Naquele dia, o ministro combinou que em 60 dias, período em que seriam realizados debates para encontrar uma alternativa justa, o governo daria uma resposta, mas, até agora as centrais não foram convocadas para uma única reunião.