HSBC - BANCO PRA INGLÊS VER

Publicado em: 22/08/2014
HSBC - BANCO PRA INGLÊS VER

Os bancários do HSBC estão realizando um dia internacional de luta na América Latina, protestando contra as demissões, por melhores condições de trabalho, por mais respeito e pela valorização dos trabalhadores.


No primeiro semestre de 2014, o lucro líquido global do banco inglês foi de US$ 9,46 bilhões. O lucro líquido no Brasil foi de US$ 55 milhões no mesmo período. No entanto, o HSBC não respeita quem trabalha para produzir todo esse resultado. Ele cobra aqui de seus clientes as taxas de juros e as tarifas mais altas do mundo. E, apesar do lucro gigantesco, fechou 616 empregos no ano passado e pratica uma inexplicável rotatividade de mão de obra no Brasil. No primeiro trimestre deste ano, 20 agências foram fechadas em todo o país, piorando ainda mais a situação para funcionários e clientes. Ou seja, o banco manda o lucro para a matriz na Inglaterra e deixa aqui o desemprego e a precarização do trabalho.


O número reduzido de bancários por causa das demissões tem se refletido em filas nas agências. Desta forma, os funcionários são obrigados a trabalhar no limite e sobrecarregados, não conseguem garantir atendimento de qualidade. Por isso, os bancários protestam e pedem o apoio dos clientes.