HSBC é bicampeão na lista de queixas

Publicado em: 16/01/2014
HSBC é bicampeão na lista de queixas

Pelo segundo mês consecutivo, o HSBC liderou a lista de reclamações contra bancos com mais de 1 milhão de clientes. A organização financeira teve índice de queixas de 2,15 contra 1,71 no mês de novembro, de acordo com o Banco Central.

    O Santander, que por diversos meses assumiu a primeira posição, ficou no segundo lugar, com o patamar de 1,73. Na terceira colocação surge o Banco do Brasil, com 1,31. O Banrisul ultrapassou o Itaú e assumiu o quarto lugar (1,29) e o quinto é ocupado pela Caixa (1,17).

    Os débitos não autorizados estão entre as principais denúncias, com 444 registros. Nesse quesito, a Caixa lidera com 125 queixas procedentes. Depois surgem BB (111) e Santander (99).


A cobrança irregular de tarifas vem em seguida, com 335 reclamações. Do total, 134 são da Caixa, 88 do Banco do Brasil e 38 do Santander. A prestação irregular de conta-salário é o terceiro item mais reclamado, com 231 denúncias, 93 apenas do Santander. Os esclarecimentos incompletos ou incorretos aparecem em seguida, com 209 registros, 54 somente do Bradesco.

 Expansão

    O número de queixas contra bancos avançou 8,9% em dezembro na comparação com novembro.     Foram contabilizadas 2.508 reclamações procedentes, que violam normas do CMN (Conselho Monetário Nacional). Prova de que ninguém está satisfeito com o sistema financeiro.