HSBC fecha agências e demite em todo o país

Publicado em: 07/11/2014
HSBC fecha agências e demite em todo o país

Contrariando afirmação feita por seus representantes em reunião recente com o movimento sindical, o banco HSBC está fechando dezenas de agências em todo o país. Somente em São Paulo foram 17 agências fechadas. Também foram extintas unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e outros estados. Mais de duzentos bancários perderam seus empregos, inclusive trabalhadores lesionados e em estabilidade pré-aposentadoria.  Há ainda várias outras demissões ocorrendo pelo país em que não houve o fechamento de agências.


Aqui, em Petrópolis, também temos passado por este dissabor, quando recentemente tivemos a única agência bancária da localidade da Posse fechada, após 35 anos de serviços prestados naquela região. Preocupados com os aposentados e pensionistas que ficariam sem opção de atendimento, nós do sindicato, não conseguimos sensibilizar a prepotência destes sangue sugas da nação pela permanência da agência, mesmo recolhendo 2.200 assinaturas através de abaixo assinado, declarações de clientes antigos e comerciantes, quando estivemos em reunião com os representantes do banco em Curitiba/PR os mesmos mantiveram a decisão de fechar a agência.


Na contramão da história, esse banco inglês que ganhou a preço de banana o direito de operar os serviços do antigo banco Bamerindus, por ocasião da sua liquidação, desde então só tem praticado o mal, desrespeitando seus funcionários, com assédio moral, adoecimento (se acovardando pela não emissão da CAT), contratando empresa de espionagem para vigiar a vida inclusive privada dos seus trabalhadores, praticando um dos menores salários, não valorizando a mão de obra de seus colaboradores e vindo novamente às vésperas de final de ano, entregar esse “Presentão” de Natal  às famílias, com tantos cortes e demissões.


“Lamentamos profundamente, pois temos perdido colegas de trabalho que tem se dedicado a anos, como o caso da nossa companheira demitida na ag. Petrópolis no dia de ontem, que sempre vestiu a camisa da empresa. Fica aqui à nossa indignação e repúdio em nome da diretoria do SindBancários Petrópolis pelas diversas demissões ocorridas à nível nacional”, declararou o diretor e funcionário do banco, Jorge Papoula.