HSBC negocia venda de fatia em seguradora chinesa

O HSBC está em negociações para vender a fatia de 9,3 bilhões de dólares que detém na chinesa Ping An Insurance, avançando com o programa que visa à venda de partes não fundamentais de seus negócios, para elevar a rentabilidade. O maior banco da Europa desembolsou 1,7 bilhão de dólares para atingir uma participação de 15,6 por cento na segunda maior seguradora da China em 2002 e 2005, mas a venda vinha sendo amplamente aguardada como parte de um plano de recuperação de três anos criado no pior momento da crise financeira de 2008.
O HSBC detém 19,9 por cento do Bank of Communications (BoCom), quinto maior banco da China, no valor de 79 bilhões de dólares de Hong Kong (10,2 bilhões de dólares), segundo dados da Thomson Reuters.
O HSBC vai registrar um lucro antes de impostos recorde de até 6,5 bilhões de dólares se vender a fatia na Ping An. Uma venda teria que ser aprovada pelos reguladores dos setores de seguro e bancos da China, o que limita a lista de possíveis compradores, já que autoridades chinesas geralmente permitem que apenas grupos financeiros assumam fatias nas maiores seguradoras e bancos do país.