HSBC prepara novas demissões como parte de ajuste global

Publicado em: 18/03/2013
HSBC prepara novas demissões como parte de ajuste global

O HSBC, maior banco da Europa em valor de mercado, prepara-se para cortar "milhares" de vagas em sua operação global, segundo o jornal britânico "Financial Times".


Stuart Gulliver, executivo-chefe do banco, afirmou, ao anunciar os resultados anuais na semana passada, que iria "se fixar em custos" durante o próximo ano e prometeu aumentar em US $ 1 bilhão a economia de gastos em 2013. Ainda não estão definidos o número exato nem que cargos serão cortados, mas pessoas próximas ao banco sugerem que até 5.000 funcionários sejam demitidos, como parte dessa economia. No entanto, pelas contas do mercado, o corte poderia chegar a até 10 mil pessoas.


Gulliver, responsável pelo HSBC desde o início de 2011, passou os últimos dois anos tentando simplificar a rede global do banco, tanto para impor mais controle da sede em Londres como para eliminar sobreposições e ineficiências. Os detalhes do plano de cortes devem ser anunciados aos investidores em maio. O banco deverá fechar ou vender mais 8 ou 10 empresas neste ano e no próximo, além das 49 de que já se desfez desde 2011.