IBGE desmente Michel Temer, sobre PIB

Publicado em: 05/09/2017
IBGE desmente Michel Temer, sobre PIB

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desmentiu a afirmação dada por Michel Temer em viagem à China. O presidente afirmou que o PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 0,2% no segundo trimestre, referente à série ajustada sazonalmente.


No entanto, segundo o Instituto, os números demonstram apenas estagnação e não evolução de fato, como sugeriu o presidente. A fala de Temer é aproveitadora. Na verdade, o índice, apesar de ser uma variação positiva, só é realmente apontado como crescimento a partir da variação 0,5%.


Os dados revelam que o consumo, refletido na expansão dos setores de comércio e serviços, foi o responsável para o resultado. Mas, isso só foi possível por conta dos saques das contas inativas do FGTS, que chegou a R$ 44 bilhões de março a julho. Quer dizer, na verdade, a situação não melhorou. Os brasileiros sentem os reflexos da crise econômica, que, pelo visto, ainda está distante de acabar. Vale ressaltar também que o PIB acumulado nos quatro últimos trimestres segue negativo em 1,4% no comparativo dos quatro trimestres anteriores.