Igualdade de oportunidades em debate hoje

Após a Campanha Nacional 2014, o movimento sindical volta a debater com a federação dos bancos (Fenaban) medidas concretas para o combate a qualquer tipo de discriminação nas relações de trabalho. A reunião da mesa temática de igualdade de oportunidades acontece hoje (03/11), às 15h, em São Paulo.
As instituições financeiras terão que apresentar os dados completos do II Censo da Diversidade, respondido pela categoria entre março e maio deste ano, para a discussão de medidas objetivas no enfrentamento das desigualdades. Durante a Campanha Nacional 2014, a Fenaban mostrou apenas alguns números, entre eles o de que as mulheres bancárias recebem 77,9% do salário médio dos homens. Ao comparar com os números de 2008, quando foi feito o primeiro Censo, a redução das desigualdades tem caminhado a passos tão lentos que as mulheres demorariam 88 anos para alcançar o patamar salarial dos bancários.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira, dia 31/10, mostra que as brasileiras recebem 68% da renda dos homens. Os dados do Censo Demográfico de 2010 mostram que a renda média dos homens é de R$ 1.587, enquanto das mulheres é R$ 1.074.