III Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro

A Contraf-CUT realizará o III Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, nos dias 11 e 12 de abril, em Curitiba. Bancários de todo o país vão se reunir com o objetivo de debater as práticas discriminatórias que favorecem somente aqueles que hegemonicamente detém o capital, segregando e precarizando as relações e as condições de trabalho na sociedade, a fim de concentrar riquezas.
O II Censo da Diversidade, divulgado pela Fenaban em 2014, mostrou que, dos 500 mil bancários que atuam no setor, somente 24,7% dos trabalhadores nos bancos brasileiros são negros. Deste percentual, apenas 3,4% se declararam pretos, nesta mesma pesquisa, nem aparece os dados da mulher negra. Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, os dados demonstram a importância do debate neste terceiro fórum.
"Os bancos continuam com suas políticas discriminatórias, tanto na contratação, como na ascensão profissional e na remuneração, onde os negros ganham 87% dos salários dos brancos. Isso mostra que teremos uma luta árdua pela frente para acabar com essa discriminação na categoria bancária e adequar a nossa realidade. Vale lembrar que, segundo o IBGE, em julho de 2014, a população brasileira era de 202,7 milhões de habitantes, das quais, 53% é composta de negros", acentuou Almir Aguiar.