Itaú apresenta proposta de novo Acordo Coletivo de Trabalho a ser votado no dia 06/01

Publicado em: 02/01/2025
Itaú apresenta proposta de novo Acordo Coletivo de Trabalho a ser votado no dia 06/01

O Itaú apresentou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para 2025 que é ampla e inclui cláusulas sobre concessão de bolsas de estudo; sobre banco de horas semestral; ponto eletrônico; sobre validação do registro de ponto; teletrabalho e ainda prevê uma importante conquista na área de saúde e condições de trabalho: a redução de metas para quem retorna de licença saúde.  

O novo acordo prevê ainda a criação de um grupo de trabalho com participação do Sindicato para debater o Gera, segurança nas agências, diversidade, saúde e condições de trabalho, com o compromisso de retomar o debate sobre o acordo de parcelamento das dívidas do bancário que volta de licença saúde. Até este ano, os sindicatos e o Itaú assinavam um acordo para regulamentar cada tema separadamente. Já o banco de horas é regulamentado, atualmente, por acordo individual sem participação do Sindicato. Porém, a partir de agora, o banco quer unificar todas estas questões em um ACT.

Tivemos avanços no retorno gradual da licença saúde, no auxílio educação, no ponto eletrônico e validação do registro, no Teletrabalho, entre outras garantias.

Hoje, o banco de horas é praticado pelo banco mensalmente, com a assinatura do acordo passa a ser semestral funcionando da seguinte forma: 1 para 1 em dias úteis, 1 para 2 em feriados e 1 para 1,5 aos sábados e domingos. O banco também reafirmou que não pretende abrir agências aos finais de semana, salvo exceções previamente comunicadas aos sindicatos. É importante destacar que a possibilidade de criação de um banco de horas semestral foi introduzida pela Reforma Trabalhista e, como foi informado, permitiu que fosse firmado por acordo individual, sem a participação do Sindicato.

O sindicato entende que houveram avanços em alguns pontos, porém em outros, como banco de horas, não se avançou quase nada. Portando, essa será uma decisão individual de cada bancário e bancária do Itaú Unibanco da nossa base.

O acordo terá a validade de 1 ano e a votação ocorrerá pelo sistema votabem, no dia 06 de janeiro, segunda-feira, das 8h às 20h (vide edital AQUI).

A íntegra de minuta do ACT do Itaú pode ser conferida AQUI.