Itaú assume o comando do Banco Central

Publicado em: 20/05/2016
Itaú assume o comando do Banco Central

    O economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfjan, assume o comando do Banco Central no “governo” Michel Temer. Os bancários conhecem bem o futuro presidente do BC. A política do Itaú é uma das mais perversas com os funcionários entre todos os bancos, baseada em demissões em massa para reduzir custos e elevar ainda mais os lucros, além de impor ao bancário um nível insuportável de pressão psicológica e assédio moral.

    A escolha de um economista neoliberal e ortodoxo, vindo do sistema financeiro para o BC confirma também que o governo do PMDB não tem nenhum compromisso com o trabalhador e vai implementar uma política ainda mais dura de juros altos para favorecer a especulação e os interesses do grande capital nacional e estrangeiro.

    "Mais do que nunca, será necessário discutir com a categoria e a sociedade o papel social do sistema financeiro. É importante destacar que bancos são concessões públicas. Os banqueiros disseminam através da propaganda o discurso das facilidades oferecidas pelos meios eletrônicos, mas o que está por trás disto é fechar agências, demitir em massa e lucrar ainda mais. Será necessária uma forte mobilização para enfrentarmos as mudanças que vêm por aí", afirma a presidenta do Seeb/RJ, Adriana Nalesso.