Itaú mantém posição sobre horário estendido

Publicado em: 08/11/2012
Itaú mantém posição sobre horário estendido

O horário estendido em algumas agências do Itaú Unibanco, foi tema de uma nova reunião realizada na última terça-feira, entre os representantes dos trabalhadores e a direção do banco. Além de deixarem claro aos executivos do banco que são contra a medida, os dirigentes sindicais apresentaram sua proposta: horário estendido só se for das 9h às 17h, com dois turnos que não ultrapassem seis horas cada, e com contratações de mais bancários.


Das 4 mil agências do Itaú no Brasil, 350 já funcionam nesse novo perfil, ou seja, 8% delas. E a expectativa, segundo informou o banco é de chegar a 10% das unidades no país. Outro problema denunciado é que, com as mudanças, muitos bancários passaram a extrapolar consideravelmente seus turnos e chegam a cumprir de 10 a 12 horas por dia de jornada de trabalho. O banco reafirmou que os funcionários que não quiserem continuar lotados em agências envolvidas no projeto serão realocados, sem nenhum tipo de represália por parte dos gestores.


Serão agendadas pelo menos mais duas rodadas de negociação até o final do ano. Uma para tratar de saúde, com foco principal no plano de saúde e outra sobre os programas próprios de remuneração variável do banco. As datas, no entanto, ainda não foram definidas.


O diretor do sindicato e funcionário do banco, Geraldo Luiz de Oliveira, participou da reunião.