Itaú piora situação de bancários com ideia de demissão ‘humanizada’

Publicado em: 06/03/2023
Itaú piora situação de bancários com ideia de demissão ‘humanizada’

Apesar do lucro de mais de R$ 30 bilhões no ano passado, valor resultante do trabalho de bancários e bancárias do Itaú, o banco segue com demissões. Para piorar a situação, segundo denúncias recebidas pelo movimento sindical, o Itaú resolveu adotar um modelo chamado de demissão ‘humanizada’. Em resumo, a ideia é avisar com antecedência que o/a bancário/a será demitido/a.

A demissão "humanizada" trata-se de um aviso ao trabalhador de que ele será demitido dali um tempo.

Segundo informações, o banco pretende utilizar essa prática em áreas que passarão por reestruturação, extinção de cargo ou impossibilidade de continuar exercendo a função. O Itaú alega que a medida é uma forma do trabalhador não ser pego de surpresa e ter tempo de buscar recolocação.

Para os sindicatos, a medida não representa qualquer tipo de humanização. Apenas sobrecarrega, emocionalmente, ainda mais o trabalhador que já enfrenta rotinas duras de trabalho, inclusive com metas abusivas.