Itaú Unibanco constrange bancários com revista nas agências

O Itaú Unibanco decidiu impor revista aos bancários, na entrada e na saída das agências, desde a última segunda-feira (09/03), alegando questões de segurança. A medida, constrangedora e autoritária, acaba punindo as vítimas da violência dos assaltos e sequestros, jogando sobre elas a responsabilidade pela falta de segurança. O Itaú Unibanco normatizou esta prática que se constitui em assédio moral, através de teleconferência, mostrando má-fé ao não oficializar a ordem por escrito para evitar medidas judiciais, jogando a responsabilidade por qualquer punição sobre os gestores das unidades.
A prova de que o banco não investe em segurança, é que o Itaú Unibanco foi o mais multado em fevereiro pela Polícia Federal por falhas no setor nas agências e postos de atendimento: R$ 2,474 milhões. As multas aplicadas a 20 bancos pelo mesmo motivo chegaram a R$ 8,717 milhões.
Os motivos foram: equipamentos inoperantes, agências sem plano de segurança aprovado pela PF, ausência de vigilantes, falta de rendição de vigilantes em horário de almoço, transporte de valores feito por motoboy e cerceamento a policiais federais para fiscalizar estabelecimentos bancários, entre outras.