ITAÚ UNIBANCO - Sindicato cobra respeito aos trabalhadores, clientes e usuários

Na tarde de ontem, o sindicato realizou uma reunião, na sede da Federação dos Bancários do RJ e ES, com o Sr. Brunno Cavalcante (Gerente de Relações Sindicais do Itaú).
A reunião foi um pedido do sindicato e teve como objetivo tratar de questões relativas ao atendimento ao público (clientes e não clientes) e questões referentes aos direitos dos trabalhadores, em especial ao direito dos funcionários em optarem por um período de 30 dias de férias.
O Sr. Brunno salientou que práticas como a recusa de recebimento de contas e a discriminação de não clientes, vão de encontro à política do Itaú. Disse que existe sim uma orientação do banco em se oferecer alternativas de atendimento aos clientes e usuários, sendo que, em momento algum, deve-se impedir, recusar ou proibir o acesso à dependência. O Presidente do SindBancários Petrópolis, Marcos Alvarenga, lembrou que a cultura interna do Itaú, como o próprio banco declara, é “baseada na transparência e foco no cliente” e que a recusa ou o impedimento ao acesso dos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, é proibido e ilegal, conforme o Art. 9º da Lei 4.595 e a Resolução 3.694 do Banco Central (em especial o seu Art. 3º).
Em relação à questão das férias, o Sr. Brunno disse que o trabalhador deve ter garantido o seu direito aos 30 dias, salientando que a obrigatoriedade de vender 10 dias não é orientação do banco. Luiz Claudio, Diretor de Saúde do Sindicato e funcionário do Itaú, lembrou que esse direito é garantido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). “Mesmo que a empresa alegue acúmulo de serviço ou qualquer motivo que seja, o empregador não pode obrigar o trabalhador a converter 1/3 de suas férias”, disse Luiz.
Por fim, foi solicitado ao Sr. Brunno que o banco envie um comunicado interno aos seus funcionários sobre os princípios éticos do Itaú, reforçando a importância e a obrigatoriedade em seguir os normativos internos e as leis, especialmente as que regem o atendimento bancário, o respeito ao consumidor e à CLT.
Estiveram presentes à reunião, os diretores: Geraldo, Luiz Claudio, Marcos Alvarenga e Sávio.