ITAÚ UNIBANCO - Sindicato denuncia banco na Procuradoria do Trabalho

Quais as atividades exercidas pelo caixa de uma instituição financeira?
No Itaú Unibanco, o principal desafio desses trabalhadores é conviver com a rotina atribulada e acumular cada vez mais funções. Funcionários nesse cargo recebem diariamente cobranças para vender crédito consignado, câmbio, capitalização, cartão de crédito, previdência, seguros, Maxibônus, entre outros produtos, fazer com que os clientes façam depósitos na conta poupança e ainda atenderem os clientes com agilidade, afinal tem a meta de tempo de espera na fila.
A cada seis meses, os caixas são avaliados também pelo índice de cancelamento dos produtos por eles vendidos. Se houver um índice de cancelamento alto, isso já é utilizado como argumento do gestor para demitir o funcionário. E de demissão em demissão, além do aumento de rotatividade, o banco também enxuga seu quadro de funcionários e prejudica toda a sociedade. As metas estipuladas para os caixas são discrepantes e as agências com menor volume de movimentações financeiras acabam sendo prejudicadas.
Diante disso o SindBancários Petrópolis protocolou no dia 24/11, na Procuradoria do Trabalho no Município de Petrópolis, denúncia contra o Banco Itaú Unibanco, por entender que os funcionários caixa, vem sofrendo verdadeiro Assédio Moral no atingimento das metas o que causa um alto nível de stress e, em consequência, a ocorrência de erros no exercício da função. Também a pressão psicológica para a realização de venda de produtos com fixação de metas mensais, através do programa AGIR, estabelecendo que o cumprimento das metas passariam a ter peso determinante na avaliação individual dos funcionários, através do programa TRILHAS, causam prejuízo a saúde dos trabalhadores e torna evidente a alteração do contrato de trabalho.