Justiça multa bancos que abrirem sem policiamento

A 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS), fixou multa de R$ 100 mil por agência ou posto de atendimento bancário que abrir as portas na falta de policiamento ostensivo nas ruas em todo o Rio Grande do Sul. A decisão é do juiz Vinícius Daniel Petry.
O mandado de segurança foi impetrado pelo sindicato dos bancários, pedindo que as agências do estado não funcionem nos dias de greve dos servidores, que deve durar até hoje (03/09). Em caso de falta de policiais nas ruas, a segurança dos trabalhadores fica comprometida, alegou o sindicato.
Segundo o despacho, a medida fica condicionada à prévia comunicação oficial/formal da Brigada Militar ou da associação dos militares quanto aos dias de aquartelamento, e à inexistência de força pública federal para suprir eventuais ausências durante o período. Os Bancos do Brasil, Banrisul, Itaú Unibanco, Safra, Santander, Bradesco, Caixa, HSBC e Sicredi) foram notificadas da determinação da Justiça do Trabalho, bem como da multa estabelecida em caso de descumprimento.