Licença-maternidade de seis meses também é garantida

São Paulo - Itens fundamentais para o dia-a-dia dos bancários foram tema dos debates com negociadores dos bancos e fazem parte da proposta apresentada pela Fenaban na quarta-feira 8. Uma das mais importantes conquistas previstas é a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses como cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho.
A Fenaban se também comprometeu a instalar, a partir da segunda quinzena de novembro, comissões bipartites (com representantes dos trabalhadores e dos bancos) de Segurança e de Saúde.
Outra importante mudança refere-se à cláusula sobre a isonomia de direitos para homoafetivos, que preverá inclusive a extensão do plano de saúde a parceiros do mesmo sexo em todos os bancos.
Também ficou garantido o Programa de Valorização da Diversidade, conquistado pelos trabalhadores após a constatação do Mapa da Diversidade sobre as desigualdades de gênero e raça dentro dos bancos. Estão sendo feitos acertos nas redações dos programas de combate ao assédio moral e de reabilitação profissional.
“Alguns desses temas eram tabu nas rodadas de negociação. Insistimos e estamos conseguindo avançar em vários deles, graças à mobilização dos bancários”, avalia Juvandia Moreira, secretária-geral do Sindicato.