Live: venha conversar sobre as negociações da Campanha Nacional, nesta terça (3), às 19h

Publicado em: 03/09/2024

Nesta terça-feira (3), às 19h, a presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, e os presidentes dos sindicatos de Campos, Niterói, Petrópolis, Rio, Sul Fluminense e Teresópolis, realizam uma live para abordar as conquistas da Campanha Nacional deste ano, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

A apresentação será feita em dois momentos: primeiro com a proposta dos bancos privados, a partir das 19h, seguida da apresentação dos bancos públicos (BB e Caixa). É essencial a participação de todos e todas. Após 13 duras e longas rodadas, iniciadas há quase dois meses e meio, o Comando Nacional dos Bancários arrancou a proposta de renovação da CCT da Fenaban. Durante o processo de negociações, os bancos tentaram dividir a categoria, retirar direitos e fizeram de tudo para rebaixar o reajuste, para que ficasse inferior à inflação.

Para Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, a mobilização de todos e todas fez toda a diferença e é fundamental continuar assim nesta reta final. “Eles queriam dividir a categoria mas, com resistência e garra, conseguimos uma proposta unificada com ganho real. Agora precisamos de todos e todas bem informadas para finalizar o processo. Nós indicamos a aprovação da proposta”, disse Adriana.

Entre as conquistas propostas estão reajustes de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales-alimentação e refeição, auxílio-creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE no próximo dia 10 de setembro.

Além do aumento real nos salários, os reajustes nas cláusulas econômicas impactarão positivamente auxílio creche/babá, utilizado atualmente por 56.731 bancários e bancárias com seus 66.801 filhos; auxílio teletrabalho, utilizado por 100 mil trabalhadores do setor; e auxílio aos pais e mães de filhos com deficiência, que hoje somam 5.428 com seus 6.092 filhos PCDs.

Plenária e assembleia

Nessa quarta-feira (4), às 18h, acontecerá uma plenária no formato presencial, na sede do SindBancários Petrópolis, situada à Rua Marechal Deodoro, 209, salas 207 a 210, centro – Petrópolis/RJ. Em seguida, a partir das 20h da quarta-feira (4), até às 20h de quinta-feira (5), acontecerá a assembleia, para deliberar sobre a proposta de renovação da CCT e dos ACTs, com votação online pela plataforma VotaBem. O link para votação estará disponível no site do sindicato. O edital de convocação da assembleia na base sindical do SindBancários Petrópolis foi divulgado nessa segunda-feira (2).

Clique AQUI para ver o vídeo gravado da live.