Lula critica banqueiros em discurso

Publicado em: 13/12/2012
Lula critica banqueiros em discurso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou na última semana para mais de 500 representantes sindicais alemães e convidados internacionais na Conferência organizada pelo sindicato alemão de metalúrgicos, o IG Metall, em Berlim. Lula recordou sua trajetória política, de sindicalista a Presidente da República e lembrou que o movimento sindical alemão sempre foi muito solidário com os trabalhadores brasileiros, desde a época das grandes greves do ABC nos anos 1980.


A Conferência Internacional "Mudança de rumo para uma vida digna" reuniu mesas de debates focadas principalmente nas saídas para a crise e na qualidade de vida dos trabalhadores. Lula falou antes dos debates e o tema de seu discurso foi "O caminho para um mundo mais justo".


O ex-presidente defendeu que a manutenção do emprego e o estímulo ao crescimento dos países pobres são caminhos para a saída da crise e criticou políticas de austeridade que castigam o trabalhador. "Os magnatas do sistema financeiro, quando ganham, não repartem, mas quando perdem repartem os prejuízos com todos". Para Lula, os políticos precisam perder o medo de exercer a democracia e ouvir o que o povo quer, no lugar de priorizar o salvamento de bancos.