Luta por respeito e valorização no Santander

Publicado em: 26/07/2016
Luta por respeito e valorização no Santander

Hoje (26/07), em diversas cidades do país, acontece  o Dia Nacional de Luta no Santander. A manifestação é orientada pela Comissão de Organização dos Empregados (COE), para pressionar o banco espanhol a apresentar propostas concretas que atendam às reivindicações dos funcionários para o Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).


A pauta específica foi entregue à instituição financeira no dia 12 de maio. Desde lá já ocorreram seis rodadas de negociação. A última ocorreu em 16 de julho e diante da falta de avanços, os representantes dos trabalhadores suspenderam os debates.


A maioria das reivindicações é de cunho social, para melhorar as condições de trabalho e  também por contratação de mais bancários. Nos primeiros três meses, o lucro líquido foi de R$ 1,66 bilhão, crescimento de 1,7% em 12 meses e de 3,3% em relação ao mesmo período de 2015. Com base no balanço do primeiro trimestre deste ano (o do primeiro semestre deve ser divulgado nesta quarta 27/07), fica claro que a instituição financeira tem condições de atender as reivindicações dos funcionários. O Santander é a única instituição privada que têm um acordo aditivo que reúne vários avanços para seus funcionários.


O Sindbancários Petrópolis visando valorizar, defender e lutar pelos/as companheiros/as da categoria, participou desse movimento nacional e paralisou todas as agências do Santander de nossa base até o meio dia.