Maioria dos brasileiros é contra a Reforma da Previdência

Publicado em: 10/05/2019
Maioria dos brasileiros é contra a Reforma da Previdência

    Ao contrário do que divulgaram as Organizações Globo e boa parte da chamada grande imprensa, a maioria do povo brasileiro que conhece a proposta do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência é contra o projeto: dos que conhecem os detalhes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, 51% são contrários e apenas 35% se dizem favoráveis.

    Os brasileiros discordam ainda da idade mínima definida em 65 anos para homens e 62 para mulheres. A maioria esmagadora dos entrevistados (80%), defende uma idade mínima de 60 anos. O atual modelo de repartição é defendido por 77% dos brasileiros. Segundo levantamento, realizado pelo Ibope,  que ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 12 e 15 de abril.

    Pela proposta do ministro da Economia Paulo Guedes, o atual sistema será substituído por uma capitalização privada. Ao contrário de 99% dos modelos de capitalização utilizados no exterior, a proposta do governo prevê que somente o empregado vai pagar sua poupança para a aposentadoria.         O empregador não pagará nada, o que não acontece em praticamente nenhum país, exceto o Chile, onde o modelo entrou em colapso ao levar milhões de idosos a miséria, gerando inclusive, um grande número de suicídios. No modelo brasileiro, uma cópia do sistema chileno, só quem ganha mesm o são os bancos, que vão encher as burras ainda mais de dinheiro com a venda de previdência privada.