Mais uma ameaça ao emprego bancário

Publicado em: 12/09/2013
Mais uma ameaça ao emprego bancário

O emprego bancário está seriamente ameaçado. Além do risco da regulamentação da terceirização que pode dizimar a categoria, a aprovação da Medida Provisória (MP) 615/13 também coloca o trabalho em perigo.


A MP permite que o Banco Central regularize os meios de pagamentos através do celular. A desculpa é de que o fato ampliaria o acesso da população aos serviços bancários em cidades pequenas ou na área rural.


Totalmente improcedente.  A melhor forma de promover a bancarização é ampliando o número de agências em locais distantes. Até porque nem todos os municípios têm disponibilidade de linha de celular e tem mais, os consumidores, principalmente os idosos, preferem o atendimento humanizado.


A aprovação da Medida Provisória ainda coloca em risco o desenvolvimento do país, uma vez que os serviços prestados por funcionários perdem a validade. O homem é substituído pela máquina e milhares de empregos são cortados. Todo mundo sabe que os serviços de telefonia móvel no país são ineficientes. Não é à toa que frequentemente lideram as listas de queixas dos órgãos de defesa do consumidor. Com o volume de transações, certamente seria inviável. Portanto, não faltam críticas à MP 615/13, que tem validade até segunda-feira (16/09) e ainda depende de aprovação no Senado.