MARCHA DAS MARGARIDAS - Lula aponta protagonismo das mulheres no crescimento do País

Publicado em: 12/08/2015
MARCHA DAS MARGARIDAS - Lula aponta protagonismo das mulheres no crescimento do País

A maior expectativa, durante o dia de ontem (11/08), na 5ª Marcha das Margaridas, foi a presença de Lula. Ao anunciar o ex-presidente, a mestre de cerimônias se referiu a ele como “o eterno presidente da República”. Com prestígio de atacante que entra no time para resolver, Lula levantou a torcida ao apontar a importância da luta das Margaridas para o desenvolvimento do país, comparou seu legado com o dos antecessores e pediu paciência com o governo de Dilma Rousseff. Ainda saiu de campo com uma frase que deixou no ar a possibilidade de voltar aos ''gramados'': "eu estou preparando meu caminho para voltar a viajar pelo país."


Os integrantes da Marcha das Margaridas se acomodaram no estádio Mané Garrincha para passar a noite. Em meio a colchões, barracas e almofadas, ocuparam espaços no piso superior do local e também no térreo. Embora haja homens nas comitivas, a grande maioria é formada por mulheres.


“Nas eleições passadas, um certo cidadão disse que a Dilma só ganhou por causa do voto dos ignorantes do Nordeste. Se tivesse mais paciência, saberia que parte da comida dos brasileiros é produzida por essas mulheres que fazem 70% dos alimentos desse país”, apontou. Na sequência, Lula tratou do que chamou de divisão no país entre os que tinham acesso à universidades, ao crédito, à terra, comida na mesa e aqueles a quem esses direitos eram negados. Na mesma linha, lembrou das dificuldades da população em viajar por conta dos preços das passagens, ressaltou o direito à carteira assinada, conquista já do período Dilma, e a ampliação do crédito para os agricultores.


A Marcha das Margaridas é a maior manifestação pelos direitos das mulheres no Mundo. As diretoras do SindBancários Petrópolis, Carla Lima e Claudia Botelho, participam da Marcha em Brasília.