Margaridas marcham em Brasília

Publicado em: 14/08/2015
Margaridas marcham em Brasília

"Somos todas margaridas por um País melhor!". Com este grito e muitos outros, mais de 70 mil mulheres marcharam em Brasília, dia 12/08, pela manutenção da democracia brasileira e contra o retrocesso. As manifestantes saíram, no começo da manhã, do Estádio Mané Garrincha e foram até o Congresso Nacional, onde circularam o prédio. Muitas deram às costas à Casa Legislativa e não faltaram críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, além de pedidos de saída do deputado.


Ao chegar em frente ao Ministério da Fazenda, os manifestantes criticaram o ajuste fiscal, liderado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e pediram a sua saída do cargo. As margaridas afirmaram que o trabalhador tem pago a conta do ajuste e defenderam como alternativa para a crise a taxação das grandes fortunas. As manifestantes também criticaram a falta de investimento dos bancos no desenvolvimento do País e lembraram os altos lucros que as instituições financeiras têm registrado, mesmo neste período de queda no crescimento da economia.


A presidenta Dilma Rousseff encerrou a Marcha das Margaridas, no estádio Mané Garrincha, e disse que continuará trabalhando para realizar os sonhos dos brasileiros. "Juntas, nós margaridas, não permitiremos que ocorra qualquer retrocesso nas conquistas sociais e democráticas de nosso país."


Dilma anunciou para as margaridas alguns pontos acatados da pauta e as medidas que serão tomadas. Como destaque, a presidenta falou sobre a implementação das Patrulhas Rurais Maria da Penha, com o objetivo de combater a violência contra as mulheres. No setor de saúde, o governo se comprometeu a criar 109 unidades móveis odontológicas para atendimento de trabalhadores rurais, sendo sete dirigidas às áreas indígenas. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS),serão oferecidos exames ginecológicos, mamografias, e vacinas contra HPV. Sobre as reivindicações no setor de educação, até 2018, serão criados 1.200 espaços para creches públicas nas escolas rurais. E sobre o acesso ao crédito, anunciou que será realizada uma revisão dos cadastros e atualização dos perfis já inscritos nos programas do governo. As diretoras do SindBancários Petrópolis, Claudia Botelho e Carla Lima, participaram do evento em Brasília.