Menos METAS, mais SAÚDE

Publicado em: 28/04/2016
Menos METAS, mais SAÚDE

O trabalho bancário pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças. As principais são doenças psíquicas e as LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Saiba como enfrentar, da melhor maneira, situações que levam você a se sentir mal física e/ou psicologicamente.


LER/DORT


As LER/Dort (Lesões por Esforços Repeti-tivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomuscula-res/tendões, articulações, músculos e nervos.


Como são causadas?


A repetição de atividades, a postura incorreta relacionadas ao mobiliário inadequado e/ou defeituoso e o excesso de força, podem obstruir a circulação sanguínea, impossibilitando a irrigação de estruturas importantes como as artérias e os nervos. Quando isso ocorre, há a fibrose que desencadeia processos inflamatórios nos músculos(bursite e tendinite).


Sintomas


O primeiro sinal é a dor.  Depois a pessoa começa a sentir formigamento e dormência, espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos.


Síndrome de Burnout


Muitos bancários tem sido diagnosticados com síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, que é um distúrbio psíquico descrito em  1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Proble-mas Relacionados à Saúde). Suas principais característica são o estado de tensão emocional e estresse crônicos, provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especial-mente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.


 Identificando as condições de risco


Metas abusivas com cobrança excessiva  e arbitrária;

Intensificação do ritmo do trabalho e acúmulo de tarefas causadas por falta de  funcionários;

Ambientes altamente competitivos;

Problemas de falta de estrutura causados por economia dos bancos;

Medo de assaltos e da violência em geral.


Procure um médico


Quando algum sintoma aparecer, busque ajuda médica e psicológica profissional. Só assim é possível avaliar seu real estado de saúde.

Não trabalhe doente e siga orientações médicas. O presenteísmo, ou seja, nunca se ausentar mesmo estando doente, é causa do agravamento de doenças que, não tratadas, resultam em afastamentos mais longos e problemas mais difíceis de lidar. Sempre apresente seus atestados ao banco. E guarde cópias de tudo: muna-se de comprovantes para garantir seus direitos.


Denuncie ao Sindicato


O sindicato tem seu papel na luta pela melhoria das condições de trabalho. A filiação e apoio dos trabalhadores são muito importantes. Os bancários são os olhos da  entidade, que reivindica dos bancos a partir das suas denúncias.