Mesa de ascensão profissional no BB amplia debates e apresenta avanços positivos

A segunda rodada da Mesa Temática de Ascensão Profissional entre a Comissão de Empresa da Contraf-CUT e o Banco do Brasil teve sua continuidade na quinta-feira, 17 de março, em Brasília e contou com a participação de bancários de base convidados pelos sindicatos e federações.
O propósito da mesa foi a ampliação do debate sobre ascensão profissional dentro do BB, com o objetivo de melhorar e dar mais transparências aos processos seletivos e melhoria das oportunidades de carreira.
O banco apresentou dados sobre os programas de ascensão, quantidade de nomeações e estatísticas sobre nomeação de mulheres nos cargos gerenciais e executivos, dados sobre nomeação envolvendo raça e pessoas com deficiência, além de melhorias solicitadas pelos funcionários na primeira rodada da mesa temática.
Sobre pessoas com deficiência, o banco apresentou como avanço em relação a última mesa um grupo de trabalho que foi constituído exclusivamente para debater a ascensão profissional dos PCD e contou com a participação de vários funcionários com deficiência de diversas regiões do país. O BB apresentou ainda algumas mudanças em andamento no sistema TAO (Talentos e Oportunidades) e a construção de um painel de oportunidades em desenvolvimento para facilitar a visualização de vagas nas diversas funções e, também dar mais transparência e publicidade aos processos seletivos.
Um dado importante apresentado pelo banco foi que, a proposta de nomeação, entre os 20 primeiros em todas as áreas do BB, solicitada pelos funcionários e implantada após uma mesa temática, teve o número de excepcionalidades de nomeação fora dos 20 primeiros, caindo para 0,08% do total. O BB também divulgou que está trabalhando para ampliar a participação das Gepes nos diversos processos seletivos, conforme reivindicação.