Minuta de reivindicações da categoria vai à votação em todo o país

Publicado em: 12/06/2024
Minuta de reivindicações da categoria vai à votação em todo o país

Sindicatos de bancários de todo o país realizam, nesta quinta-feira (13), assembleias para que a categoria possa deliberar sobre a minuta de reinvindicações, aprovada domingo (9) durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, com previsão de vigência para o próximo biênio.

Também serão submetidas à votação por assembleia as minutas de reivindicações aos Acordos Específicos de Trabalho (ACTs) dos bancos públicos e do Santander. Somente após a aprovação nas bases é que se dará início às negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos. "Todos os bancários e bancárias das bases sindicais, representadas pela Contraf-CUT, poderão participar das assembleias", explicou o secretário-geral da confederação, Gustavo Tabatinga.

As propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes, sendo que, desse total, 28% não associados aos sindicatos da categoria.

"A construção da minuta é uma construção coletiva, para garantir a ampla representatividade da categoria. Por isso, até chegar este momento, de votação da minuta, antes de ser entregue à Fenaban, as propostas são debatidas em várias instâncias, em todo o país, até chegar na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, e nas conferências por bancos, onde definimos os documentos que voltam às bases para serem votados", explicou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que também é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.

Assim que aprovados pelas bases e enviados para as negociações com a Fenaban e com os bancos, começará a Campanha, tanto para a renovação da CCT da categoria, quanto para a renovação dos acordos específicos (ACTs) dos bancos públicos e do Santander, também com previsão de vigência para o próximo biênio. “Mais uma vez, a unidade é fundamental, para mantermos as cláusulas conquistadas e avançar em novas cláusulas, lembrando que, ao longo dos anos, a nossa categoria já demonstrou capacidade de organização de luta e, acreditamos que, em 2024 não será diferente", completou Juvandia Moreira.

Link de votação: https://bancarios.votabem.com.br/

A seguir, os eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:

• Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
  • Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;
  • Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro;
  • Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário;
  • Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
  • Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
  • Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
  • Ampliação da sindicalização;
  • Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores.