Mobilização contra CGPAR dos fundos de pensão

Publicado em: 19/12/2018
Mobilização contra CGPAR dos fundos de pensão

Os trabalhadores das empresas estatais estão mobilizados contra as medidas do governo que pretendem acabar com os fundos de pensão. Para fortalecer a mobilização contra a resolução CGPAR 25 nos planos de previdência, o movimento sindical bancário vai produzir materiais informativos para distribuição nas redes sociais.


Ainda vai organizar seminário para janeiro com todas as categorias atingidas pelas medidas, como petroleiros, carteiros, eletricitários, entre outros. Com as recomendações, estão na lista de impactos o limite de 8,5% da folha de salário de participação para a contribuição normal do patrocinador a novos planos de benefícios e a orientação para que as estatais só patrocinem novos planos de contribuição definida.


A resolução CGPAR 25 é um ataque ao patrimônio dos trabalhadores, administrado pelos fundos de pensão, cerca de R$ 830 bilhões (12% do PIB Nacional) até 2017, será atacado e os benefícios, reduzidos.


Os principais alvos das medidas são os planos de benefício definido. Na Funcef, o Reg/Replan Não Saldado seria o primeiro eliminado. Mas, a resolução CGPAR 25 atingirá todos os participantes, em todos os planos.  A mobilização dos empregados contra as medidas é essencial para que Caixa, BB e as outras estatais não implementem as regras.