Negociação com HSBC será retomada hoje

O processo de negociação permanente entre trabalhadores e a direção do HSBC será retomado nesta terça-feira, dia 19, em Curitiba. Os principais temas serão: emprego, plano de saúde, previdência complementar e programa próprio de remuneração (PPR).
A reunião havia sido marcada inicialmente para o dia 06 de fevereiro, mas foi adiada a pedido do banco, em função de problemas de saúde da diretora da empresa, Vera Saicali.
As demissões efetuadas pelo banco inglês têm sido um dos grandes problemas enfrentados pelos trabalhadores, pois reflete diretamente no acúmulo de trabalho na maioria das agências. Por isso, a manutenção e ampliação dos postos de trabalho serão as principais pautas.
No início do ano, alterações foram feitas unilateralmente no plano de saúde dos funcionários, o que acarretou perdas, pois estão previstos desde reajustes progressivos a medidas que prejudicam, inclusive, aposentados e demitidos. As alterações foram informadas ao movimento sindical (sindicatos, Contraf-CUT e federações) no dia 16 de janeiro. Na ocasião, ficou acordado que na reunião do dia 06 seriam debatidas as reestruturações.
Os bancários cobram ainda valorização na PLR (Participação dos Lucros e Resultados), apesar do Brasil ser uma das maiores fontes de lucro do HSBC, o banco inglês pagou uma das menores PLRs do sistema financeiro nacional por conta do provisionamento tão alto.