No Brasil, os privilégios são só para os ricos

Publicado em: 20/06/2017
No Brasil, os privilégios são só para os ricos

No Brasil, o cidadão distante do topo da pirâmide social trabalha quase metade do ano só para pagar imposto. Enquanto isso, os ricos luxam e ainda contam com uma ajudinha do Estado.


Junto com o ano novo chegam também as contas. É o caso do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Quem dá duro todos os dias para receber um salário rebaixado no fim do mês sabe o quanto faz falta aquele dinheirinho destinado ao imposto.


No outro lado da moeda, a elite tem muitas regalias, sem coçar o bolso. Donos de helicópteros, jatinhos, iates e lanchas, por exemplo, são isentos de qualquer taxa anual semelhante ao IPVA.


De acordo com o Sindifisco, se, em 2013, os proprietários dos 903 helicópteros pagassem imposto, os governos estaduais poderiam arrecadar mais de R$ 2,7 bilhões. Hoje, certamente o valor seria maior, já que a frota ultrapassa os 2.100, a maior do mundo, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


O caso acima ilustra com clareza a injustiça do país e como problemas, muitos seculares, poderiam ser resolvidos se o governo federal cobrasse de quem tem mais.