No Brasil, só 10% possuem 55% da renda total

O Brasil é o país com a maior concentração de renda do mundo e, a ditadura civil-militar foi um período que corroborou para que os ricos ficassem ainda mais ricos. Apenas 1% dos milionários detém quase 30% da renda total do país, à frente até dos milionários do Oriente Médio, que aparecem com 26,3%.
Se afunilar para os 10% mais ricos, a concentração é ainda maior. Essa parcela possui 55% de toda riqueza brasileira, é o que afirma estudos da "Desigualdade Mundial 2018", feita por um grupo de estudiosos de todo o mundo, mas coordenada pelo economista francês Thomas Piketty.
O recorte é de 2001 a 2015. O levantamento mostra que a pobreza no país caiu com as políticas de inclusão social desenvolvidas a partir do governo Lula, como Bolsa Família e a valorização do salário mínimo. Afirmação confirmada em pesquisa do Dieese.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico, entre 2003 e 2016, o salário mínimo teve aumento real de 76,57%, período que o Brasil deixou o Mapa da Fome. Economistas apontam uma saída possível para redução da desigualdade: uma reforma tributária que taxe lucros e dividendos dos ricos.