Nova diretora regional do Bradesco se reúne com dirigentes sindicais

Publicado em: 06/09/2023
Nova diretora regional do Bradesco se reúne com dirigentes sindicais

Nessa terça-feira, 05/09, representantes da FEDERA-RJ (Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram com a nova diretora do Bradesco, Déborah Campani. A FEDERA-RJ foi representada pela presidenta Adriana Nalesso e pelo diretor para bancos privados Fabiano Júnior. Também estiveram presentes, José Ferreira, presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Vinícius Assumpção, vice-presidente da Contraf-CUT e Leuver Ludolff, membro da COE (Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco).  Pelo banco, além da nova diretora, participaram Eduara Cavaleiro e Marcos Bartelt, do Setor de relações sindicais.

A FEDERA-RJ representa seis sindicatos do estado do Rio de Janeiro, entre eles os sindicatos de Niterói, Sul Fluminense, Campos, Teresópolis, Petrópolis e o próprio sindicato da cidade do Rio.  

O encontro serviu como oportunidade para relatar problemas vividos pelos(as) bancários(as), como o assédio moral praticado pelos gestores, cobranças de metas abusivas, punições, demissões e problemas no atendimento presencial.

A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, espera que comece um novo tempo nas relações entre o banco e os(as) bancários(as). “Toda e qualquer forma de assédio deve ser denunciada e combatida porque, além de ser uma prática ilegal, adoece as pessoas”, disse Adriana. Já Leuver Ludolff denunciou que o Bradesco continua restringindo o acesso dos clientes aos guichês dos caixas, prejudicando sobretudo aqueles que têm dificuldade de lidar com o mundo digital. “Essa reunião foi o primeiro passo, agora é monitorar e cobrar que o relacionamento melhore e as demissões parem”, completou Adriana.

A reunião terminou com o compromisso, por parte da nova diretora, de combate à prática de assédio moral e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras.