O futuro do trabalhador nas mãos erradas

O presidente reeleito da Câmara Federal, Rodrigo Maia, anunciou os nomes dos relatores das comissões especiais das reformas da Previdência e trabalhista. O deputado Rogério Marinho, para o projeto de lei 6.787, que altera a legislação trabalhista, e as mudanças previdenciárias, contidas na PEC 287, serão analisadas pelo deputado Arthur Maia.
Infelizmente, o trabalhador não pode esperar apoio. Pelo contrário. Marinho já manifestou ser favorável à "modernização" da legislação trabalhista, que inclui a prevalência do negociado sobre o legislado.
Arthur Maia, por sua vez, já foi relator do PL 4330, que regulamenta a terceirização na atividade-fim que hoje está no Senado, como o PLC 30. Conservador, o parlamentar mostrou concordância com a proposta. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao ser reeleito disse que seu objetivo é aprovar ainda neste semestre as reformas trabalhista e previdenciária. Significa dizer que as forças progressistas precisam intensificar a mobilização para barrar as propostas que representam grave retrocesso para o trabalhador brasileiro.