O primeiro encontro da Mesa Temática da Comissão Bipartite de Segurança Bancária de 2016 foi realizado na sexta-feira

Publicado em: 14/03/2016
O primeiro encontro da Mesa Temática da Comissão Bipartite de Segurança Bancária de 2016 foi realizado na sexta-feira

A Fenaban apresentou o balanço dos dados sobre roubos a agências bancárias em 2015,  na última sexta-feira, dia 11/03, durante primeiro encontro da Mesa Temática da Comissão Bipartite de Segurança Bancária de 2016, realizado em São Paulo. Segundo os banqueiros, o Brasil teria registrado apenas 394 roubos no ano passado. A região Sudeste foi a campeã, com 113 ocorrências no primeiro semestre e 95 no segundo semestre. Seguida pela Nordeste, com 40 no primeiro semestre e 53 no segundo. A Sul teve 23 no primeiro e 26 no segundo. A região Norte teve 10 no primeiro e 11 no segundo. E Centro-Oeste teve 5 no primeiro e 8 no segundo.


O secretário de Políticas Sindicais da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Gustavo Tabatinga, revelou que o movimento sindical discorda dos números. “Os números apresentados não condizem com a realidade vivida pela categoria nas agências. Vamos analisar e comparar com nossos números para voltar à mesa de negociação.”


Ele contou que durante a reunião desta sexta, os representantes dos trabalhadores reafirmaram a necessidade da mesa bipartite avançar nas discussões dos dispositivos de segurança, como implantação de biombos dentro das agências. “Discutimos com os bancos a ampliação do projeto-piloto de segurança-bancária para todo o brasil, pois ele obteve bons resultados nos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, onde foram implantados.


“Os bancos precisam entender que é preciso implementar mais mecanismos de segurança nas agências, como os biombos, que são de simples instalação e garantem a privacidade no momento das transações bancárias, além de prevenir crimes como os chamados ‘saidinhas de banco’”, explicou o secretário.