Operadoras de telefonia vão retornar a ligação se ela cair

As dores de cabeça dos clientes com operadoras de serviços de telecomunicação vão ganhar um alívio. A partir desta terça-feira entra em vigor um conjunto de normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, segundo o órgão, aumenta a transparência nas relações de consumo e amplia os direitos de quem tem contratos de telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura.
Uma das medidas estabelece, por exemplo, que no caso de o consumidor ligar para uma dessas operadoras e a ligação cair, quem terá de retornar o telefonema será a empresa, não mais o cliente. Caso não consiga retomar o contato, a operadora deve mandar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada e armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia das gravações.
O chamado Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC) também prevê que o cancelamento dos serviços deve ser automático, sem a necessidade de falar com atendentes. "Ele (consumidor) poderá cancelar seu serviço por meio da internet ou simplesmente digitando opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora", informou a Anatel, em nota.
Além disso, sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para dar uma resposta. O setor, que lidera os rankings de queixas nos Procons, recebeu mais de 50 mil registros no órgão nos últimos seis meses. Entre as principais reclamações estão a má prestação do serviço e a cobrança indevida.