Os bancários na linha de frente das lutas da sociedade

A luta da categoria bancária na defesa de seus direitos sempre esteve vinculada aos anseios mais amplos da sociedade brasileira. Por isso, teve participação ativa em todos os grandes momentos de mobilização popular.
Durante a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, os bancários participaram, organizando grandes assembleias, das campanhas pela anistia política e pela convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Participaram também ativamente da campanha “O Petróleo é Nosso”, que resultou na criação da Petrobras.
Apesar das intervenções nos sindicatos e da dura repressão da ditadura militar, os bancários lutaram pela reconquista da democracia. Participaram da campanha pela anistia política ampla, geral e irrestrita no final da década de 1970, ajudaram a organizar a campanha pelas eleições diretas para presidente no começo dos anos 1980 e defenderam a convocação da Constituinte, instalada em 1987.
Em 1992, bancários(as) integram-se ao movimento lançado por Betinho contra a fome e a miséria, criando mais de 1.500 comitês em agências bancárias de todo o país.
Bancário saem em defesa do consumidor bancário, elaborando manuais de orientação em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Essa é uma breve história de quem sempre lutou contra o projeto neoliberal, por mais democracia e por um país mais justo e fraterno, com desenvolvimento econômico e distribuição da riqueza que os trabalhadores produzem.