OS BANCOS PRECISAM CUMPRIR SEU PAPEL COM A SOCIEDADE E COM OS TRABALHADORES

Ir a uma agência bancária hoje é missão quase impossível. Cada vez mais, os bancos impedem o acesso de clientes, empurrando-os para lotéricas e comércio em geral. Além disso, incentivam o uso do autoatendimento e dos serviços virtuais com a falsa justificativa de favorecer a comodidade da população. Trata-se de uma isca, pois, na verdade, o objetivo é diminuir custos com o atendimento, transferindo para o cidadão o encargo de buscar meios alternativos para realizar operações bancárias e de assumir possíveis consequências. Em 2014, os cinco maiores bancos lucraram mais de R$ 60 bilhões, como fruto do rentismo e da exploração contra trabalhadores e população.
Os bancos conseguiram! Transferiram grande parte do trabalho bancário para os próprios clientes que ainda pagam por isso. Clientes correm todos os riscos nos autoatendimentos e tem que se responsabilizar pelos erros que cometem nas operações que executam na internet. Por outro lado, se um cliente necessitar ir a uma agência bancária, vai ser atendido por bancários estressados pela sobrecarga de trabalho, pelas metas abusivas e pelas constantes demissões. Por esse motivo o slogan da campanha salarial deste ano é “Exploração não tem perdão!”, pois, o lucro dos bancos cresce ano a ano, com a exploração dos bancários, dos clientes e da sociedade.
No Brasil, se a economia vai bem, os bancos ganham. Se a economia vai mal, os bancos também ganham.