Os ricos se aposentam mais cedo

O Brasil é o país da desigualdade. Enquanto os mais ricos se aposentam, em média, aos 54 anos, os mais pobres só conseguem descansar aos 63 anos. Diferença de nove anos, de acordo com estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
A situação pode ficar ainda mais complicada com a reforma da Previdência, uma das prioridades de Michel Temer. O presidente, que se aposentou aos 55 anos e recebe salário de mais de R$ 30 mil, quer ampliar a idade mínima para se aposentar.
Os dados do Ipea comprovam as dificuldades para os mais pobres, que geralmente começam a trabalhar muito cedo e de maneira informal, e as facilidades para os ricos que deixam da labuta muitos anos antes da idade mínima exigida e ainda contam com remuneração bem gorda. A pesquisa revela ainda que a idade média dos que recebem o BPC/Loas é de 66 anos. O Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social garante aposentadoria para quem ainda não tem 15 anos de contribuição, mas que passou dos 65 anos.