Pelo 5º mês, Santander lidera queixas

Publicado em: 18/07/2013
Pelo 5º mês, Santander lidera queixas

As demissões promovidas pelo Santander têm gerado sérios problemas para os funcionários e clientes. Tanto que empresa lidera, pelo quinto mês seguido, a lista de reclamações das organizações financeiras com mais de um milhão de correntistas.

    Em junho, foram registradas 2.406 queixas procedentes no Banco Central e o Santander, sozinho, é responsável por 557. O número elevado se deve, sobretudo, ao quadro reduzido de funcionários. No primeiro semestre deste ano, a empresa demitiu 2.604 bancários, sendo 1.820 sem justa causa.

    Atualmente, o banco espanhol tem 23,1 milhões de clientes e pouco mais de 53 mil funcionários. Os dados explicam o motivo da insatisfação, afinal é impossível um bancário dar conta de tanta demanda. O fim das demissões será novamente cobrado pelos trabalhadores, em negociação prevista para segunda-feira (22/07).

Segundo lugar



    A lista de reclamações do BC traz ainda na segunda colocação, o Itaú Unibanco, com 383 queixas em junho. Débitos diretos não autorizados, prestação de forma irregular do serviço na conta salário são as principais reclamações.

    Em terceiro lugar, aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes.

    A Caixa Econômica Federal vem na sequência, com índice de 0,95, foram computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de correntistas. Encerrando o "top five" está o Banrisul, que mostrou índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.