Pesquisa aponta que pressão no trabalho causa transtornos mentais

Publicado em: 15/05/2013
Pesquisa aponta que pressão no trabalho causa transtornos mentais

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou de que forma os transtornos mentais podem estar ligados a pressões impostas no ambiente de trabalho. Esta é a terceira razão de afastamento dos trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O coordenador da pesquisa, o médico do trabalho João Silvestre da Silva Júnior, trabalha como perito da Previdência Social há seis anos e, tendo observado a grande ocorrência de afastamentos por causas ligadas ao comportamento, decidiu investigar o que tem provocado os distúrbios psicológicos.


O cientista notou que a violência no trabalho ocorre pela humilhação, perseguição, além de agressões físicas e verbais e listou quatro razões principais que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo. A primeira delas é a alta demanda de trabalho. O outro aspecto são os relacionamentos interpessoais ruins, tanto verticais (com os chefes), quanto horizontais (entre os próprios colegas). A terceira razão é o desequilíbrio entre esforço e recompensa e por último, a dedicação excessiva ao trabalho, que também pode afetar a saúde mental.


Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2011, mais de 211 mil pessoas foram afastadas em razão de transtornos mentais. As doenças mentais só perderam para afastamentos por sequelas de causas externas, como acidentes e por doenças ortopédicas.