Pesquisa mostra que bancos tem de contratar

Um ranking contendo as empresas mais reclamadas divulgado pela Fundação Procon revela como os bancos têm de investir em mais contratações para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento aos clientes.
Segundo lista divulgada pelo órgão no mês de julho, no primeiro semestre deste ano o segmento instituições financeiras (bancos – Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, cartões de crédito e financeiras) foi responsável por 34.971 queixas. O número só é inferior ao setor de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura), que concentraram 39.520 reclamações.
Apesar dos dados, as instituições financeiras, especialmente as privadas, fecharam milhares de postos de trabalho. Nos últimos dias, os balanços do primeiro semestre de 2013, somaram lucros astronômicos de R$ 15,905 bilhões, apesar do pequeno crescimento da economia brasileira.
No entanto, eles continuam demitindo milhares de bancários, praticando a rotatividade para reduzir custos e eliminaram juntos 5.988 postos de trabalho, o que é inaceitável. A novidade é que o Santander é o novo campeão, pois cortou 2.290 empregos, ultrapassando o Itaú Unibanco que eliminou 2.264 no semestre. O Bradesco extinguiu 1.434 vagas. Já nos últimos 12 meses os três bancos fecharam 10.254 empregos.