Petrópolis reduz intervalo entre doses da AstraZeneca

A Prefeitura anunciou ontem (13/07) que vai seguir recomendação do Governo do Estado e diminuir de 12 para 8 semanas o tempo de espera da primeira para a segunda aplicação da vacina da AstraZeneca.
A recomendação feita pelo Governo do Rio de Janeiro foi tomada por causa da preocupação com a variante delta, identificada primeiro na Índia. Capitais de outros estados já haviam decidido antecipar a aplicação da segunda dose, como Rio Branco (AC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Palmas (TO), além do Distrito Federal. No último fim de semana, a revista científica "Nature" publicou um estudo que afirma que, com as duas doses, as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer são efetivas para neutralizar a variante indiana.
É importante ressaltar que, até o momento, essa recomendação sobre a antecipação da segunda dose é apenas para o imunizante da AstraZeneca. Apesar de já ter decidido que vai diminuir o intervalo, a Secretaria de Saúde não anunciou uma data de quando vai começar a aplicar a segunda dose com intervalo menor e aguardava novas orientações vindas do Governo do Estado para fazer o novo planejamento.