Plebiscito terminou ontem e deve superar 10 milhões de votos

Publicado em: 08/09/2014
Plebiscito terminou ontem e deve superar 10 milhões de votos

Os brasileiros tiveram até ontem, dia 07 de setembro, para ajudar a declarar a independência de fato, do país em relação ao atual modelo político em que o capital financeiro escolhe os eleitos e impera a falta de transparência, para citar apenas dois problemas.


O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político, contou com uma campanha com mais de 450 organizações dos movimentos sindical e social para pressionar o Congresso Nacional pela convocação de um plebiscito oficial para discutir questões como o financiamento privado de campanhas, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.


Cerca de 40 mil urnas fixas e volantes foram disponíveis em todos os estados. Também foi possível dizer "sim" à Constituinte pela internet por meio da página da campanha.


A apuração dos votos nos estados deve acontecer até o dia 14 de setembro e enviada ao comitê nacional. O resultado geral saí no dia 22, junto com um documento assinado pelas entidades que compõem a campanha, como é o caso da Central Única dos Trabalhadores.


Em Petrópolis, o SindBancários junto com o Movimento Sindical, disponibilizou, dos dias 02 a 05 de setembro, uma urna fixa em sua sede e urnas itinerantes, para a promoção e participação popular de toda sociedade.