PLR sai até início de março
Os funcionários dos bancos privados recebem até o dia 1º de março a segunda parcela da PLR. A Participação nos Lucros e Resultados é resultado do empenho e força dos sindicatos e bancários, que, juntos, conquistaram o direito e, ao longo dos últimos anos, conseguem mantê-lo.
No Itaú, a PLR sai em 1º de março, Santander paga dia 28 de fevereiro. Entre os grandes privados somente o Bradesco ainda não divulgou a data. Vale lembrar que, pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), os bancos têm até 1º de março para liberar o benefício.
A exceção são os públicos. A Caixa tem até 31 de março e o BB pode pagar até 10 dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP (Juros aos acionistas).
O cálculo da segunda parcela da PLR é dado pela fórmula (90% do salário + valor fixo) menos a antecipação. No entanto, o valor pode ser majorado ou reduzido a depender do lucro do banco.
Estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela que a PLR dos bancários deve injetar cerca de R$ 8,7 bilhões na economia nacional.