Prazo para adesão ao Novo PAC do Itaú Unibanco vai até março

Cerca de um ano depois de muita negociação com o Itaú, as entidades sindicais conseguiram desenhar um novo plano previdenciário que corrige várias distorções presentes nos diferentes perfis do Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) atual.
Os três perfis do PAC atual apresentam problemas, a começar pela ausência do benefício de pensão. Esses planos também têm diferentes formas de correção anual do benefício a ser recebido, sendo que o PAC 3 (para os que entraram no Itaú de 1980 até 2002) é o mais prejudicado pois é corrigido pela TR.
Além disso, desde a reforma da Previdência Social que instituiu o Fator Previdenciário, o Itaú adotou um redutor do benefício, aplicando o fator W e a UP (Unidade Previdenciária) que ano a ano diminui o valor a ser recebido como complemento, levando a um aumento grande de benefícios "zerados".
No Novo PAC, além da individualização das reservas, o participante terá direito a verter contribuições para o fundo para aumentar seu complemento e o Itaú, além das contribuições advindas do PAC atual, aportará mais 1% da folha de pagamento dos que aderirem, distribuídos por faixa salarial. Fica instituído ainda o direito de pensão em caso de morte do participante, esteja este na ativa ou já aposentado.
Uma outra modificação é a possibilidade de antecipar a aposentadoria aos 50 anos. Nesse caso, os bancários devem ficar atentos, pois essa opção pode não ser muito vantajosa, já que perderão as contribuições que seriam feitas pelo Itaú entre os 50 e 55 anos e a rentabilidade correspondente a elas.
Outras vantagens do Novo PAC estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além das diferentes formas de recebimento do benefício e do direito de portabilidade.
A adesão ao novo plano é opcional. O participante pode escolher se ficará no seu plano atual ou se fará adesão ao novo plano. Para isso será possível simular seus valores na página http://www.fundacaoitaubanco.com.br/.
O prazo para adesão ao Novo PAC vai até março deste ano.
(Fonte: Seeb São Paulo)