Problema no empréstimo consignado é a principal queixa no INSS

Publicado em: 29/11/2012
Problema no empréstimo consignado é a principal queixa no INSS

Levantamento do INSS mostra que a principal queixa da ouvidoria do órgão se refere ao empréstimo consignado.


Entre os problemas mais comuns com o consignado estão a negativa do banco em liberar o crédito solicitado e descontos maiores do que o contratado.


O ouvidor-geral do Ministério da Previdência, Francisco Assis Santos Mano Barreto diz que, quando o desconto ficar acima do contratado, o banco deve devolver o valor debitado indevidamente. Outra denúncia comum é sobre descontos feitos na conta bancária do segurado sem autorização. "O segurado diz que não autorizou o desconto, então nós notificamos o banco, que tem dez dias para responder."


Cerca de 60% das queixas são resolvidas pela ouvidoria e o restante vai para o setor responsável. Em média, uma queixa leva quatro dias e meio para ser solucionada.